44 Anos de liberdade

44 anos após a Revolução dos Cravos, celebramos mais uma vez a alvorada de uma nova era na História de Portugal.

MOÇÃO

25 de Abril de 1974

44 anos após a Revolução dos Cravos, celebramos mais uma vez a alvorada de uma nova era na História de Portugal.

Quem viveu o 25 de Abril já em idade adulta guarda para sempre a memória da angústia causada pela incerteza sentida naquela madrugada que mudou para sempre o rumo do nosso país.
“As portas que Abril abriu” de par em par acolheram todo um povo que, na sua diversidade, havia muito ansiava pela mudança radical do seu destino, pela libertação das grilhetas da tirania que lhe negavam os mais elementares direitos como cidadãos.
Celebrar Abril é celebrar a democracia, a liberdade individual e coletiva, a consagração dos direitos sociais e culturais, o fim do colonialismo e do regime corporativo, o fim da censura e das prisões políticas onde tantos democratas lutaram e deram a vida pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Hoje vivemos num país livre e democrático, num Estado de Direito em que foi cimentado o Poder Local Democrático plural e representativo, com órgãos eleitos por sufrágio direto e universal, cujo poder deliberativo livre e independente se espera sempre e só centrado no objetivo comum do bem-estar coletivo.
Assim, a Assembleia Municipal da Moita, reunida no dia 20 de abril de 2018, delibera:
1. saudar os Militares de Abril que devolveram aos portugueses a sua dignidade e se empenharam no Movimento das Forças Armadas;
2. prestar homenagem a todos os democratas que, ao longo de várias décadas de opressão, se bateram pela liberdade, pela cidadania e pelos direitos humanos, sociais e culturais dos cidadãos;
3. saudar as forças democráticas que construíram os alicerces da nova sociedade e constituem o garante do pleno usufruto das conquistas de Abril;
4. exortar a população do Concelho da Moita e os autarcas eleitos a associar-se às comemorações do 25 de Abril
Mais se propõe o envio da presente Moção aos órgãos de comunicação social regionais e locais, à Associação 25 de Abril e publicar nos instrumentos municipais disponíveis online ( redes sociais, site,….)

Viva Portugal! Viva o 25 de Abril!

Moção apresentada pelo Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal da Moita e aprovada por unanimidade, na reunião de 20 de abril.