Dia do Animal 2014

A Juventude Socialista da Moita Assinala o Dia Mundial do Animal

No passado dia 27 de Agosto de 2014, a Juventude Socialista visitou o canil municipal da Moita. O facto é que, embora neste concelho se localize, o que nós vemos é um mundo, um mundo invertido. Um mundo onde imensos animais inocentes embora presos, esperam de forma carente, alguém que os leve e que os trate bem até ao fim dos seus dias.

No entanto, o que se verifica algumas vezes é uma “ida” de pouca duração com um regresso ao mesmo sítio (canil). Ainda que esse sítio exista e lhes proporcione tudo o que é necessário para a sua sobrevivência, algo meritório, é impossível ficar indiferente às chocantes histórias de todos os animais que ali chegam.
As vítimas são eles, e o auxílio mais precioso seria uma casa, um jardim, muito amor e conforto! Deixamos aqui o apelo a todas as pessoas, caso as suas condições o permitiram, faça a boa acção, lembrando que a adoção de um animal ajuda a diminuir a pressão sobre o sistema que trabalha para os acolher.

Aproveitamos para informar que o canil, da responsabilidade da autarquia, proporciona esterilização/ castração , aos animais que acolhe de forma gratuita.

Foi com agrado que membros da Juventude Socialista da Moita ficaram a conhecer estas instalações, assim como em ver como são bem tratados estes animais! O desagrado ficou pela portaria, quando no acompanhar da adoção de um animal (no segundo dia) nos foi negada a entrada no espaço pelo funcionário. Não nos identificámos como sendo membros da Juventude Socialista, ficou explicita a vontade de adopção de um animal por parte dum membro da JS, o que tornou mais constrangedora a atitude do funcionário. Destacamos no entanto a maneira acolhedora, a simpatia e empenho por parte de quem nos guiou no primeiro dia, e que nos permitiu testemunhar a realidade que damos agora a conhecer.
Existe outra entidade que acolhe animais abandonados no nosso concelho, a Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita (AAAAMoita) e a Casa Amarela. Essas entidades vivem de doações e voluntariado para proporcionar um acolhimento digno aos animais abandonados. Tal como há 2 anos, aquando da visita à AAAAMoita, convidamos todos a estarem atentos e recetivos aos apelos destas entidades.

Moita, 4 e Outubro de 2014
Secretariado da Juventude Socialista da Moita

10679767_390995647714076_2874053315969666668_o