Vala Real Alhos Vedros

A solução para Minimizar o Risco de Cheias Passa Pela prevenção

No atual momento em que os efeitos das alterações climatéricas começam a ter um impacto indisfarçável no quotidiano de todos nós, obriga-nos a estar ainda mais atentos.
Se por um lado é reconhecido por todos que em situações extremas é impossível salvaguardarmo-nos em relação à força da “mãe natureza”, é também sabido que devemos fazer os possíveis para estarmos preparados para as eventualidades que conseguimos prevenir.
Nesse sentido o Partido Socialista, através dos seus autarcas e dirigentes, fez uma visita a pontos do concelho que carecem de especial atenção por parte da câmara Municipal, visando repor as condições do sistema de drenagem das águas pluviais, que será especialmente solicitado no período que se avizinha.
Numa dessas deslocações, verificamos que uma das valas existentes, que atravessa a Rua António Padre Vieira, para drenar as águas pluviais esta parcialmente obstruída. Essa situação faz com que a mesma fique muito limitada no desempenho da sua função e em momentos de chuva intensa a mesma transborde para a via publica, provocando enchentes.
Essa é apenas um dos casos existentes que nos dizem que há muito a fazer na prevenção de cheias, sendo o primeiro passo a manutenção dos sistemas de drenagem, com algo tão simples como a limpeza dos mesmos antes dos períodos em que prevemos o aumento da pluviosidade. Estas e outras medidas serão colocadas pelos autarcas do PS nos órgãos para que foram eleitos.
No momento em que nos encontramos é necessário preparar-mo-nos para o futuro, investir na prevenção, pois a experiencia diz-nos o quão mais caro será no futuro, quando nada se faz no presente.

 

Vala Real Alhos Vedros