ARTIGO DE OPINIÃO: “Os desafios do novo ciclo político autárquico na Moita” por António Duro
Os Ventos da Mudança
É com orgulho e sentido de responsabilidade que lhes escrevo estas linhas, agora num novo cargo na estrutura local do nosso PS, para quem já não é novo e por cá anda há muito.
Como presidente da Mesa da CPC da Moita, com 40 anos de militante oficial, observo a situação atual, nacional e local, e não vivemos tempos fáceis. Mas, se a nível nacional o nosso partido foi apeado do governo por um golpe palaciano, que facilitou a direita no poder e aumentou a visibilidade da extrema direita, a nível local temos quase tudo para voltarmos a vencer a totalidade dos órgãos nas eleições autárquicas no próximo ano.
Temos uma Câmara que mostra cada vez mais trabalho claro e com mais obras em curso ou a iniciar, e que são paradigma da evolução da mudança que protagonizámos.
Consideremos a juventude de alguns dos seus protagonistas e a novidade para eles do que era governar um município pela primeira vez, após mais de 45 anos de domínio comunista e estagnação, para se compreender que houve todo um natural tempo de reorganização dos serviços e de adaptação e implementação de novas políticas culturais, sociais e económicas, dando cumprimento ao programa eleitoral do PS para o nosso concelho.
Temos as 4 Juntas e Uniões de Freguesia com muito bom trabalho de proximidade e obra correspondente, que está à vista. A população sente e vê a mudança, e está com as nossas Juntas. A mudança de trabalho e cultura política é evidente para todos.
Também aqui houve novidade na gestão politica destes órgãos e alguma juventude nos principais protagonistas.
Na Assembleia Municipal fazemos o nosso papel, menos novidade para alguns, se bem que se tenha mudado de campo pela primeira vez também, pois passámos de oposição a defesa do poder do progresso e desenvolvimento. Temos exercido a presidência deste órgão com a vontade de mudar algumas coisas importantes e garantir a independência e equidade na condução dos trabalhos do plenário. Até hoje não nos podem acusar do contrário. É a marca dos socialistas democráticos.
A oposição, em geral, também vê a mudança, e, sabe que ela não parará e que assim ficará cada vez mais longe do poder. Como seria de esperar cria ou aproveita factos menores, que nada interessam à população em geral, mas que aproveita para desviar as atenções do que é verdadeiramente importante, o progresso e desenvolvimento do dia a dia.
Mas não nos desviarão do nosso rumo. Tivemos e manteremos a Coragem para Mudar!
É, pois, tempo de reflexão para reforçar e melhorar cada vez mais o que cada órgão pode fazer, em articulação com os outros, na certeza de que unidos no mesmo objetivo e debaixo duma bandeira única, a do PS Moita, seremos cada vez mais fortes e vamos voltar a vencer em toda a linha.
Todos e juntos nunca seremos demais para continuarmos a fazer deste concelho uma terra melhor e mais bonita, para nela se viver ou trabalhar, e para visitar, para nosso orgulho.
Uma vitória ainda mais larga que a de 2021 está ao nosso alcance! Vamos a isso!
Com um abraço e saudações socialistas.
António Duro
Presidente da Mesa da CPC da Moita