IMI

Car@s Municipes do Concelho da Moita | IMI

Car@s Municipes do Concelho da Moita
Há vários anos que os autarcas do Partido Socialista da Moita vêm a reclamar a redução da Taxa do IMI referente aos imóveis do concelho.
Esta taxa é da exclusiva responsabilidade do Município e é determinada a cada ano pela votação das propostas da Câmara Municipal e as dos vários Partidos representados na Assembleia Municipal.
Para o ano de 2016, após verificar o substancial crescimento da receita camarária ao longo dos últimos anos no que a esta Taxa diz respeito, o PS na Câmara da Moita, propôs que a Taxa do IMI fosse reduzida de 0,4 % para 0,35 % acrescida da aplicação da redução de 50 % em cada um dos escalões do IMI Familiar aplicável às famílias com 1, 2 ou mais filhos.
Esta proposta foi reprovada pela maioria CDU que, em contrapartida, aprovou a redução de apenas 1 centésima o que para nós é manifestamente insuficiente, num momento em que a economia das famílias se encontra bastante depauperada pela elevada carga fiscal e pelos sucessivos cortes que o anterior governo PSD/CDS infringiu nestes últimos 4 anos.
Propusemos e não foi aceite, a devolução aos munícipes de 1% do valor do IRS que o poder central cobra e remete para o Município, com o propósito de permitir a atração de mais habitantes para o concelho, contribuindo para que o mesmo deixe de ser o que tem mais baixo poder de compra na região e abaixo da média nacional.
Para estimular o emprego e a instalação de mais empresas no nosso território propusemos, e também foi derrotada, que a Derrama deve ser reduzida na taxa máxima de 1,5% para 1,2% no escalão acima dos 150 000€ de volume de negócios, mantendo-se a isenção da mesma para os negócios de volume inferior.
Pensamos que o reajustamento de algumas despesas, reorganização de Serviços e opções mais coerentes com a verdadeira realidade do concelho poderiam contrabalançar esta redução na receita, a qual teria forte impacto no bolso dos habitantes e no comércio do nosso concelho.
Secretariado da Comissão Politica Concelhia
Partido Socialista – Moita

 

IMI