10 de Junho

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Celebramos hoje o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Celebramos a portugalidade interna e na diáspora pelos 5 cantos do mundo.
Somos portugueses aqui e agora e também lá fora. Escreveu Fernando Pessoa: A minha Pátria é a língua portuguesa. E é esta língua materna, carregada de ternura que nos embala desde o berço que nos faz sentir orgulhosos daquilo que fomos, do que somos e do que haveremos de continuar a ser.
Celebramos Portugal, Pátria dos nossos Egrégios avós, país quase novecentista, nobre povo e Nação Valente, que com a sua História deu novos mundos ao mundo. Que com a sua História escreveu páginas de Glória de um povo pequeno mas que entre gente remota edificaram esta gesta de gente com espírito universal e universalista.
Celebramos Camões e a língua portuguesa. Celebramos o falar português pelos 5 continentes, celebramos as nossas tradições e o saber estar, seja aqui seja onde for. É esta imortalidade que a língua nos dá e que os mares atravessaram. Levantemos pois, hoje de novo todo o esplendor da nossa língua, que é a quarta mais falada do mundo. Pequena gesta, com grandes gestos de globalidade, levando mais longe o estarmos e o sermos.
Celebramos as Comunidades, que espalhando por toda a parte, esta coisa de Portugal e dos portugais, sem nos faltar o engenho e arte. O dos sermos aquele Portugal da Paz, do desenvolvimento, da Liberdade e da Solidariedade. Cumprimentamos efusivamente as comunidades portuguesas, sobretudo as Moitense, Banheirense e Vale Amoreirenses que na diáspora, diariamente, elevam mais alto o nome de Portugal.

Viva Portugal.