MS-ID MOITA

Presidente da Concelhia da Moita das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos

Sara Daniela Rodrigues e Silva, 51 anos de idade, nasceu a 30 de dezembro de 1969, na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.
Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE (Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa), com um extra-curricular em Fiscalidade.
Foi trabalhadora – estudante, tendo conciliado os estudos no ensino superior com a coordenação do departamento cultural do INATEL Setúbal, onde esteve quatro anos, de onde guarda as melhores recordações.
Iniciou a sua vida profissional na área da Contabilidade, passou pelas áreas financeira e de recursos humanos numa empresa do grupo Intermarché, onde permaneceu nove anos.
Em junho de 2010, assinou contrato de trabalho com uma empresa de Contabilidade, na Moita, onde, até hoje, exerce a função de Contabilista Certificada (anteriormente denominada Técnica Oficial de Contas).
A par da vida profissional e pessoal, esteve, sempre, ligada ao associativismo. Integrou a direcção do 1º de Maio F.C. Sarilhense, com apenas 17 anos de idade, onde deu muito de si, mas também aprendeu muito com outras gerações: os valores essenciais da amizade, da fraternidade, da união, da solidariedade, do espírito de entre ajuda permanecem até hoje.
Em 2008 integra a Comissão Jovem de Sarilhos Pequenos, grupo que desenvolve atividades com crianças e jovens. Um trabalho voluntário e gratificante, em prol da comunidade local.
Já anteriormente, enquanto frequentava o ensino secundário, voluntariou-se para colaborar com a escola primária de Sarilhos Pequenos, em atividades com os alunos.
Pertenceu, durante vários anos, à Comissão de Festas de Sarilhos Pequenos, cujo objetivo era, e ainda é, a organização das festas anuais da aldeia. Está, como toda a gente sabe, sempre disponível pra colaborar com todas as associações e grupos da sua terra, porque acima de tudo, é uma sarilhense de alma e coração.
É dadora no Instituto Português do Sangue e da Transplantação onde fez várias dádivas, impulsionada pelo espírito solidário e de preocupação para com o próximo.
Inscreveu-se como militante do Partido Socilista em outubro de 2008, onde se revê nos valores e princípios do partido.
De 2009 a 2013 fez parte da lista candidata à Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos, onde após uma vitória nas eleições autárquicas, passou a pertencer à Assembleia de Freguesia, primeiro como secretária, depois como Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia.
Participou em diversos eventos e atividades promovidos pelo PS Moita e pelo PS Nacional, entre congressos, comícios, arruadas, campanhas eleitorais, etc., mostrando, sempre, o seu espírito de colaboração e de identificação para com os ideais políticos do seu partido.
Desde janeiro de 2020 que é a Coordenadora Concelhia das Mulheres Socialistas – ID do concelho da Moita, estrutura que dá voz a todas as mulheres em geral, e do concelho em particular. Integra, em simultâneo, o Secretariado da Comissão Política Concelhia e a Federação das Mulheres Socialistas de Setúbal.
Confiante no futuro, segue sempre as suas convicções, facto que nunca a deixou, por algum momento, apreensiva ou mesmo arrependida.
Preza a vida social como forma de aproximação entre as pessoas, como um escape para a vida agitada do dia-a-dia. Segue o lema “um sorriso vale mais que mil palavras…e às vezes faz milagres”, gosta de alargar o seu círculo de amigos, preservar a amizade e de manter os bons hábitos de família.
Determinada por natureza, acredita num mundo melhor, numa sociedade mais justa, numa igualdade cada vez mais próxima.
É com estas diretrizes que segue o seu rumo.