MS-ID MOITA

Presidente da Concelhia da Moita das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos

Sara Daniela Rodrigues e Silva, em 1969, na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.
Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE (Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa), com um extra-curricular em Fiscalidade.
Foi trabalhadora – estudante, tendo conciliado os estudos no ensino superior com a coordenação do departamento cultural do INATEL Setúbal, onde esteve quatro anos, de onde guarda as melhores recordações.
Iniciou a sua vida profissional na área da Contabilidade, passou pelas áreas financeira e de recursos humanos numa empresa do grupo Intermarché, onde permaneceu nove anos.
Em junho de 2010, assinou contrato de trabalho com uma empresa de Contabilidade, na Moita, onde, até hoje, exerce a função de Contabilista Certificada (anteriormente denominada Técnica Oficial de Contas).
A par da vida profissional e pessoal, esteve, sempre, ligada ao associativismo. Integrou a direcção do 1º de Maio F.C. Sarilhense, com apenas 17 anos de idade, onde deu muito de si, mas também aprendeu muito com outras gerações: os valores essenciais da amizade, da fraternidade, da união, da solidariedade, do espírito de entre ajuda permanecem até hoje.
Em 2008 integra a Comissão Jovem de Sarilhos Pequenos, grupo que desenvolve atividades com crianças e jovens. Um trabalho voluntário e gratificante, em prol da comunidade local.
Já anteriormente, enquanto frequentava o ensino secundário, voluntariou-se para colaborar com a escola primária de Sarilhos Pequenos, em atividades com os alunos.
Pertenceu, durante vários anos, à Comissão de Festas de Sarilhos Pequenos, cujo objetivo era, e ainda é, a organização das festas anuais da aldeia. Está, como toda a gente sabe, sempre disponível pra colaborar com todas as associações e grupos da sua terra, porque acima de tudo, é uma sarilhense de alma e coração.
É dadora no Instituto Português do Sangue e da Transplantação onde fez várias dádivas, impulsionada pelo espírito solidário e de preocupação para com o próximo.
Inscreveu-se como militante do Partido Socialista em outubro de 2008, onde se revê nos valores e princípios do partido.
De 2009 a 2013 fez parte da lista candidata à Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos, onde após uma vitória nas eleições autárquicas, passou a pertencer à Assembleia de Freguesia, primeiro como secretária, depois como Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia.
Eleita em nas Eleições Autárquicas de 2021 vereadora pelo Partido Socialista na Câmara Municipal da Moita, onde acumula com o lugar de Vice-presidente, tendo os pelouros das finanças, atividades económicas, cultura, higiene urbana.
Participou em diversos eventos e atividades promovidos pelo PS Moita e pelo PS Nacional, entre congressos, comícios, arruadas, campanhas eleitorais, etc., mostrando, sempre, o seu espírito de colaboração e de identificação para com os ideais políticos do seu partido.
Desde janeiro de 2020 que é a Coordenadora Concelhia das Mulheres Socialistas – ID do concelho da Moita, estrutura que dá voz a todas as mulheres em geral, e do concelho em particular. Integra, em simultâneo, o Secretariado da Comissão Política Concelhia e a Federação das Mulheres Socialistas de Setúbal.
Confiante no futuro, segue sempre as suas convicções, facto que nunca a deixou, por algum momento, apreensiva ou mesmo arrependida.
Preza a vida social como forma de aproximação entre as pessoas, como um escape para a vida agitada do dia-a-dia. Segue o lema “um sorriso vale mais que mil palavras…e às vezes faz milagres”, gosta de alargar o seu círculo de amigos, preservar a amizade e de manter os bons hábitos de família.
Determinada por natureza, acredita num mundo melhor, numa sociedade mais justa, numa igualdade cada vez mais próxima.
É com estas diretrizes que segue o seu rumo.