O PS quer um mercado que sirva toda a população
O mercado municipal no Vale da Amoreira pretende ser um pólo dinamizador da actividade económica e social nesta freguesia. No entanto, as inúmeras insuficiências que se registam naquele espaço impedem que se atinja esse objectivo. Tem-se verificado também a ocorrências de casos de higiene deficiente nesta área, os quais, inclusivamente, conduziram recentemente a um problema de infestação de carraças nas traseiras da Junta de Freguesia.
Há muito a fazer pela revitalização deste espaço, onde subsistem problemas como:
· Animais abandonados;
· Casas de banho públicas degradadas e encerradas;
· Falta de zonas de ensombramento;
· Insegurança;
· Falta de limpeza do espaço;
· Mobiliário urbano inexistente ou desadequado;
· Elevado número de espaços comerciais desocupados.
O Secretariado da Secção da Baixa da Banheira e os autarcas do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia, acreditam que é possível resolver essas situações e trazer uma nova vida para o local.
Não esquecendo a remodelação de fundo que é necessária efectuar em toda a área do mercado existem, no entanto, pequenas intervenções, com custos reduzidos, que podem e devem ser desde já ser concretizadas. Assim, o Partido Socialista apresenta o seguinte projecto de intervenção, que resulta de um trabalho no local, de envolvimento da população, ouvindo as necessidades das pessoas, as suas críticas e sugestões. Cidadãos a quem desde já agradecemos a sua colaboração.
Propõe-se, deste modo, a colocação de dois portões no acesso à via pedonal nas traseiras da Junta de Freguesia do Vale da Amoreira. Esses portões só estarão fechados quando as lojas, e os serviços que operam naquele espaço, se encontrem encerrados ao público. Esta alteração vai permitir colocar um único alarme que sirva todo aquele espaço, tornando-o um espaço comercial a céu aberto.
Devem também ser colocadas árvores de pequeno porte, dando vida ao local e proporcionando sombra. A retirada de alguns bancos de pedra que agora existem, vão melhorar a circulação e permitir alargar as esplanadas.
É necessário requalificar as casas de banho públicas, para que sejam abertas ao público. A solução que apresentamos irá contribuir para melhorar as condições de higiene, segurança, conforto, acessibilidades, tanto para os lojistas, associações como para quem frequenta o espaço.
Faltam projectos ao executivo CDU para o Vale da Amoreira!
Setembro de 2012 O Secretariado da Secção do Partido Socialista da Baixa da Banheira Os autarcas do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia do Vale da Amoreira