Boletim GRSP

PS Queixa-se de Boletim da junta de Freguesia que Fala “desta candidatura”

O PS da Moita apresentou queixa, na Comissão Nacional de eleições (CNE) contra a maioria CDU que governa a  União de Freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos por alegada utilização do boletim oficial da junta para fins de campanha eleitoral.

O boletim da junta, denominado “O Ribeirinho”, publicado a 20 de Setembro, segundo dia do período oficial de campanha eleitoral para as autárquicas, que começou a 19, tem um texto onde fala “desta candidatura”. “O movimento associativo tem sido também um forte pilar desta candidatura”, é a frase que consta em destaque na página 3, e que faz parte do editorial assinado pelo executivo da autarquia, nomeadamente Miguel Carregosa, presidente, Jorge Paulino, secretário, e Custódia Paiva, sedretária, eleitos pela CDU.

O PS queixa-se ainda do titulo de capa do boletim, “4 anos de progresso”,  de os eleitos comunistas usarem o órgão oficial da união de freguesias para comentar as proprias propostas de campanha apresentadas pelo partido socialista.

A campanha do PS, em folhetos e num mupi, promete “recuperar os serviços extintos pelo actual executivo [da junta]”, designadamente “explicações gratuitas desde o primeiro ciclo até ao Secundário”, a “cedência da carrinha à população para ajuda em pequenos transportes ou mudanças”, e o “transporte semanal para acompanhamento de familiares ao cemitério”.

O Boletim da junta, na parte em que o executivo justifica o cancelamento de alguns serviços que “não eram na realidade um serviço público à população”, diz que “não se pode emprestar a um bem público (carrinha) para que os moradores usem e abusem”, “as explicações ja tiveram muita participação em sarilhos pequenos mas nos últimos anos apenas duas alunas participavam regularmente”, e que “a junta de freguesia não tem nenhuma carrinha legalmente autorizada a transportar pessoas nem nenhum condutor que possa fazer esse tipo de transporte [de familiares ao cenitério pois é necessária uma licença especial”.

Noticia do DR

Boletim GRSP