AMBIENTE RIMA COM DESENVOLVIMENTO

As preocupações e temáticas ligadas ao meio ambiente, como as alterações climáticas, poluição, os recursos na-turais, estão na ordem do dia, e devem ser uma preocupação constante.
Faço parte de uma geração, onde desde muito cedo se aprendeu sobre os graves efeitos e impactos da falta de sustentabilidade climática, tendo como certeza que os Recursos do nosso Planeta são finitos.
Os impactos hoje sentidos, como por exemplo, vagas de calor, secas, incêndios florestais, inundações, são representativos da urgência do momento em que vivemos.
Dai sermos uma geração consciente do problema, critica, e que tende a implementar medi-das e hábitos ecologicamente corretos.
É chegado o momento, de todos e cada um de nós, fazer a sua parte.
Realço as Energias Renováveis, fonte inesgotável, com impacto económico, gerador de empregos, com a possibilidade de criação de novas tecnologias, menor impacto ambiental, ou seja, um futuro essencial à Humanidade.
É também nas Autarquias Locais, quem mais está na proximidade dos cidadãos, onde estas preocupações devem estar localizadas, e sermos os elementos principais na luta pela transição energética, e na luta contra as alterações climáticas. Criar um verdadeiro Pacto para o Clima e a Energia é essencial!
Existe um conjunto de Apoios e Programas, que visam apoiar e apostar na transição energética. Exemplo disso é a forte aposta que integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde se identifica por exemplo, a aposta na eficiência energética dos edifícios co-mo uma prioridade para a recuperação económica, alinhada com a transição climática, e tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descaraterização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios.
Certos que, o que se poupará implementando estas medidas, entre outras, poderá libertar recursos para serem investidos em outras áreas carenciadas no nosso Concelho.
Em suma, os desafios que temos pela frente, têm que ser assumidos, e não podem passar de ideias ou desejos. É urgente concretizar! É urgente mudar! Sabendo que, nada fazer, afetará a forma como garantimos as futuras gerações.

Carlos Albino
Candidato a Presidente da Câmara Municipal da Moita