ARTIGO DE OPINIÃO: “Os desafios do novo ciclo político autárquico na Moita” por Sara Silva

Este terceiro mandato, enquanto Coordenadora Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, do concelho da Moita, traz consigo, novos desafios e uma responsabilidade acrescida de dar continuidade ao projeto, reforçando a ação e intervenção em algumas áreas.

O trabalho desenvolvido nos últimos anos, ainda que interrompido por uma pandemia, foi muito positivo. Um trabalho em colaboração com as restantes estruturas do PS Moita, cujo resultado está à vista: o número de mulheres militantes ativas cresceu significativamente nos últimos anos, cumpriu-se a paridade em todas as listas candidatas às últimas autárquicas bem como às eleições internas e assistimos a um crescente envolvimento das mulheres nos projetos socialistas, como há muito não se via.

Temos, hoje, no concelho da Moita, uma estrutura das MS-ID bem definida, com mulheres experientes em diversas áreas, que acrescentam valor a este nosso projeto. Um projeto que envolve homens e mulheres e que, acima de tudo, pretende sensibilizar a sociedade civil para questão da igualdade de oportunidades, a conciliação da vida profissional e familiar e valorizar o talento e o mérito das mulheres. por uma sociedade mais justa.

A agenda das atividades desta estrutura das MS- ID Moita, envolve-nos a todos, homens e mulheres do concelho, militantes e simpatizantes, onde ninguém fica de fora, porque a defesa destas causas é da responsabilidade de cada um de nós e, de todos em conjunto.

O Partido Socialista tem tido um papel crucial na implementação de medidas que defendem e reforçam o papel das mulheres em todas as áreas da sociedade civil, com conquistas a vários níveis. É imperativo darmos continuidade a esta luta, num momento em que vão surgindo discursos populistas e constantes ameaças de retrocesso que poderão pôr em causa todo o trabalho já realizado e as vitórias alcançadas.

Por isso, caros e caras militantes e simpatizantes, é hora de unirmos esforços e de juntos levarmos por diante este projeto coletivo, fortalecendo o papel da mulher em todas as esferas da sociedade, aumentando a sua participação na vida política, valorizando a sua vida pessoal e profissional, sendo certo que as iniciativas propostas serão do interesse de todos, sem exceção.

O diálogo aberto, o alerta e a sensibilização para questões que a todos preocupam, serão, com certeza, fatores chave de sucesso para que este projeto vingue e contribua para eliminar desigualdades e fortalecer o combate a causas tão importantes como a violência doméstica e a discriminação, no nosso concelho.

Nesta luta, conto com todas e todos.

Sara Silva

Coordenadora Concelhia das MS-ID da Moita