AUTARCAS DO PS MOITA VISITAM VALE DA AMOREIRA

Os autarcas do PS da Freguesia do Vale da Amoreira promoveram no passado sábado, dia 29 de Maio, uma visita à Freguesia com especial enfoque no contacto com a população, associações e visita às obras de requalificação enquadradas na iniciativa “Bairros Críticos” uma iniciativa da responsabilidade do Governo do Partido Socialista para a qual ainda recentemente foram canalizados mais de 8 milhões de Euros para aplicação exclusiva no Vale da Amoreira.

Este programa envolvendo 8 Ministérios é coordenado pela Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e Cidades e tem como objectivo a intervenção em territórios urbanos que apresentam factores de vulnerabilidade critica, através de intervenções sócio-territoriais integradas.

O grupo de Socialistas que visitaram o Vale da Amoreira era constituído, para além dos autarcas da Freguesia, por membros da Comissão Politica Concelhia liderados por Manuel Borges, autarcas da Assembleia Municipal, pelos vereadores António Duro e Luís Coelho, pela deputada Eurídice Pereira da Assembleia da República e por Vítor Ramalho presidente da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista.

De destacar a acolhedora recepção que o Grupo Desportivo Portugal dispensou à comitiva que teve a oportunidade de felicitar a respectiva Direcção pelas significativas subidas de escalão das suas equipes e pelo excelente trabalho que vêm prestando na formação e ocupação dos jovens daquela Freguesia, tendo registado as dificuldades e os diminutos apoios que o clube tem sentido para a promoção das suas actividades.

Do contacto com a população foi possível recolher diversas queixas e sugestões que vão desde a permanência de um elevado número de veículos automóveis abandonados pela via pública, má conservação e manutenção dos espaços públicos e poli-desportivos, deficientes condições de salubridade do mercado municipal, dificuldades no acesso às habitações em fase de requalificação, sobretudo para habitantes idosos e com dificuldades de locomoção.

Outras criticas ouvidas prendem-se com a sequência das mesmas obras, sendo notório o facto de primeiro terem sido pintados os prédios e só depois revolverem caminhos e zonas envolventes com a consequente produção de pó ou lama que estão já a danificar as pinturas recentemente realizadas. Saliente-se que a responsabilidade destas situações são da Câmara Municipal da Moita que, não obstante, não se inibe de afixar cartazes dando a entender que a requalificação em curso é de sua exclusiva iniciativa.

A visita terminou numa agradável e animada sardinhada nas sombras de um lugar para o qual os habitantes vêm reclamando a adaptação a parque de merendas, tendo-se juntado ao grupo de responsáveis políticos do PS algumas dezenas de militantes, simpatizantes e respectivas famílias.

A Comissão Politica Concelhia do PS – Moita