COMEMOREMOS OS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL DE 1974 COM A MAIOR ALEGRIA, PORQUE ABRIL É DE TODOS

O PS Moita considera que o seu executivo na Câmara Municipal da Moita não recebe lições de democracia de ninguém, e tem o maior respeito e devoção pelo 25 de abril de 1974, que este ano comemora uma data única e icónica, os seus 50 Anos.

O Município da Moita, gerido pelo PS, celebra estes 50 Anos com um vasto leque de celebrações, culturais, desportivas e políticas durante vários meses e por todo o concelho e estratos da sua população, em colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia, coletividades e associações de todo o concelho.

Não considerou o mesmo ser a câmara municipal a organizar um evento de desfile no dia 25 de abril pois este foi algo que nas reuniões havidas com o movimento associativo nos 2 anos anteriores tal não era um sentido desejo expresso da esmagadora maioria, que já não vinha sentindo vontade de participar no mesmo e alguns o faziam já com receios de poderem ser prejudicados por não participarem. Verificava-se mesmo um redução muito significativa de participantes nos últimos anos.

Da parte da manhã desse dia existem vários eventos locais e a Sessão Solene de homenagem ao 25 de abril pela Assembleia Municipal, com a participação de jovens das escolas, representando o futuro da nossa democracia, e a intervenção de todas as forças políticas representadas na assembleia municipal, um leque bem mais abrangente das várias tendências políticas no nosso concelho, algo inédito e diferente da “voz unica” nos tempos das gestões da CDU/PCP.

Referiram muitos dos com quem connosco falaram, que o desfile que se realiza em Lisboa, na Avenida da Liberdade seria bem mais importante para a força de abril e exigiria a presença o mais possível em massa do nosso povo.

Entendeu e entende o executivo socialista na Câmara Municipal, que nos 50 Anos de abril de 1974 o que se deveria apostar era no número e qualidade de eventos, e a lista dos mesmos não deixará dúvidas a ninguém.

Um grupo de munícipes, ligados inequivocamente à CDU/PCP, tem opinião contrária, posição que democraticamente lhe assiste, de manter e realizar fora do programa oficial do Município, um desfile.

Nada temos contra isso, mas porque o executivo do PS já o justificou, não concorda e não são obrigados a apoiar oficialmente uma teimosia e interesses partidários de alguns, contra os interesses de todos.

A identificação pelas autoridades que é por este grupo referida no ano passado é completamente alheia do executivo do PS e da responsabilidade única das autoridades policiais.

O executivo do PS que dirige a câmara municipal nada tem assim contra a livre iniciativa de manifestação como a Lei consagra e o que deseja é que tudo decorra com o maior civismo e elevação como nos 2 anteriores anos à margem das comemorações oficiais promovidas pela Câmara Municipal da Moita e juntando-se pacificamente a estas.

A CDU/PCP não é dona do 25 de abril de 1974, que não tem outros donos que não todo o povo português.

Comemoremos os 50 Anos do 25 de abril de 1974 com a maior alegria, participação e unidade democrática.

A oferta é grande e diversa.

Viva o 25 de Abril de 1974

Direção Política do Partido Socialista na Moita