Dia Mundial da Criança

Hoje celebra-se em Portugal o Dia Mundial da Criança. A Declaração dos Direitos da Criança foram proclamados e aprovados a 20 de Novembro de 1959 pelas Nações Unidas.
Nesta data que hoje celebramos, as crianças são o centro das atenções por modo a proporcionar-se o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças em todos os aspetos das suas existências. O direito à Educação e Cultura, o direito à saúde e o direito à brincadeira.
Neste dia Mundial da criança, celebramos pelo Concelho da Moita junto das Comunidades Escolares e Creches que têm, a par dos pais e encarregados de educação, a enorme responsabilidade de levarmos a que as nossas crianças sejam também elas felizes e desenvolvidas num crescimento natural e harmonioso.
Mas esta data deve ser celebrada na sua simplicidade com eventos que proporcionem a brincadeira, mas também o desapertar das crianças para o Ambiente e tudo o que os rodeia. O desenho, a pintura, a visita a Museus, a parques e jardins e outras atividades lúdicas serão importantes manifestações para centrar a criança no Mundo que a rodeia.
O Partido Socialista associa-se assim de forma natural e inequívoca a esta celebração como forma do seu contributo para a afirmação da Declaração dos Direitos das Crianças.
Terminamos com um poema de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa:
A criança que pensa em fadas e acredita nas Fadas/ Age como um deus doente mas como um deus/Porque embora afirme que existe o que não existe/Sabe como é que as cousas existem que é existindo/Sabe que existir existe e não se explica/Sabe que não há razão nenhuma para nada existir/Sabe que ser é estar em algum ponto/Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer.
Assim, todos sabemos que a criança é o Homem de amanhã, assim, sabemos que a semente do mundo é a criança e que, o melhor do mundo, são mesmo elas: as crianças. Sabemos que o futuro deste mundo dependerá em muito da felicidade delas no presente. Hoje todos deveríamos ser crianças, porque não há nada de mais puro que os seus sorrisos.
Que neste dia libertemos todos, cumprindo a Liberdade, um pouco da nossa criança que habita em nós.