MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A falta de planeamento é uma das principais causas dos problemas ambientais em Portugal, assim como o incumprimento das leis em vigor pelas mais varia-das atividades económicas e sociais, quer regionais e locais.
Os municípios e freguesias devem cada vez mais investir na educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto dos seus munícipes, não apenas com ações pontuais, mas com um acompanhamento contínuo que permita a identificação dos demais problemas ambientais e os seus impactos ecológicos.
O desenvolvimento sustentável visa melhorar as condições de vida de todos, satisfazendo as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades, preservando-se o meio envolvente a curto e longo prazo, tendo como objetivo um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente justo e ecologicamente sustentável. Tal implica um uso razoável dos recursos da Terra e a preservação das espécies e dos habitats naturais.
É imprescindível garantir o equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental, o crescimento económico e o desenvolvimento social, no qual as empresas tem um papel determinante, é importante que os municípios apostem num desenvolvimento económico sustentável, atraindo e investindo em empresas com abordagens sustentáveis.
O Município da Moita está incluído na bacia do estuário do Tejo, não estando dentro dos limites da RNET- Reserva Natural do Estuário do Tejo, tem, no entanto, uma ZPE- Zona de Proteção Especial, esta localiza-se na Quinta do Esteiro Furado e zonas limítrofes (enquadrada na Diretiva Aves Diretiva 79/409/CEE da Rede Natura 2000), com o objetivo de proteger e garantir a sobrevivência e reprodução das aves incluídas no anexo A-I do mesmo decreto.
Podemos observar várias espécies de aves na zona ribeirinha, a existência e permanência destas espécies depende da conservação do seu habitat que tem vindo a reduzir ao longo dos anos.
Na freguesia da Moita consideramos que não existem espaços verdes com os cuidados necessários à sua conservação, é necessária uma política de requalificação dos locais existentes por exemplo o Parque da Moita, Largo Conde Ferreira, um conjunto de medidas ativas na plantação de arvores em diversos locais da freguesia e um melhor controlo dos locais de descarga de águas residuais para o Rio Tejo. Apoiar o SEPNA na prevenção, vigilância e controlo dos despejos de resíduos sólidos em espaços florestais e o envolvimento das escolas na formação dos jovens para esta temática.
Os espaços verdes são um indicador de qualidade de vida urbana, ajudam a combater a poluição, favorecem a biodiversidade, assim como ajudam no controlo da temperatura e humidade, locais com espaços verdes cuidados atraem mais pessoas e empresas.


Fabrício Pereira
Candidato a Presidente da Junta de Freguesia da Moita