A QUINZENA DA JUVENTUDE DA MOITA 2013 “ESTÁ NO AR”, MAS NEM TODOS A PODEM “APANHAR”

A Juventude Socialista da Moita, na prossecução da sua missão de defesa dos interesses dos jovens do concelho da Moita, acompanhou em 2012 a Quinzena da Juventude no concelho da Moita. Na altura, a JSMOITA denunciou a linguagem inapropriada utilizada nos cartazes de divulgação do evento, agravada pelo fato de refletir tendências políticas em documentos de comunicação oficial da Câmara Municipal.

O estudo apresentado na altura revelava uma dispersão por freguesia sem explicação, tanto em 2011 (três das freguesias do concelho foram excluídas do programa) como em 2012 (uma das freguesias foi novamente excluída e duas delas apenas contempladas com um evento durante todo o mês), o que revela um completo esquecimento dos jovens de grande parte das freguesias por parte do executivo da Câmara Municipal da Moita.

Em 2013, a Câmara Municipal da Moita riscou do mapa de atividades da QJ duas freguesias (Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos), piorando a situação relativamente ao último ano.

Em geral, o programa da Quinzena da Juventude na Moita para 2013 revela uma diminuição do número de atividades comparativamente a 2012 e não chega a duas das seis freguesias do concelho. Esta situação é ainda mais grave pois estas duas freguesias são as que apresentam um nível de acessibilidade a transportes públicos inferior às restantes freguesias, privando muitos dos jovens de se poderem deslocar aos locais onde a Câmara Municipal programou as atividades.

Na comunicação da Câmara Municipal pode ler-se que foi realizada uma parceria com a CP para este período, no entanto, sejam feitas quantas parcerias quiserem que o comboio não há-de chegar a qualquer jovem destas freguesias durante a QJ, já que os comboios da CP não passam nem por nenhuma destas duas localidades nem pela freguesia do Vale da Amoreira. Além disso, tanto quanto pudemos apurar a parceria com a CP cinge-se apenas à divulgação do evento.

Afinal os jovens que pretendam participar na Quinzena da Juventude vão ter ou não algum tipo de ajuda/benefício com a existência desta parceria? Ainda que pudesse existir alguma ajuda/benefício, em que medida os jovens de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, não tendo qualquer atividade a desenvolver-se na sua freguesia ou estação da CP, que benefícios teriam com esta parceria?

Tendo conhecimento da realidade particular do concelho da Moita, onde mais 80% dos moradores trabalham fora do concelho, e tendo percebido através do contato com os jovens do concelho que estes não têm um sentimento de pertença à Moita, não sendo opção para lazer ou mesmo educação (optando muitas vezes por escolas fora do nosso concelho), somos levados a denunciar as opções que estão no programa da QJ da Moita, que em último lugar é responsabilidade da Câmara Municipal da Moita.

A JSMOITA considera que este comportamento contribui para a exclusão dos jovens moradores nessas freguesias e consequente afastamento dos mesmos em relação ao concelho da Moita.

Na Quinzena da Juventude de 2012, constatou-se que 60% dos eventos se realizaram na freguesia da Baixa da Banheira, no entanto, até mesmo dentro da freguesia a distribuição foi desigual pois todas as actividades se realizaram numa mesma zona. Apesar de ser em menor percentagem, o mesmo se verifica em 2013.

No programa da Quinzena da Juventude deste ano foram colocados um conjunto de eventos que não foram pensados diretamente para os destinatários de uma QJ (os jovens), pois nem se encontram dentro do âmbito nem do intervalo de tempo da Quinzena da Juventude da Moita. Sendo assim, qual a razão para estes eventos constarem no programa da Quinzena da Juventude? Será que não era possível preencher as potenciais lacunas do programa da QJ sem utilizar eventos pensados para outros fins?

Tendo em conta as verbas despendidas na organização dos eventos da Quinzena da Juventude, não se percebe como a CMM não faz uma gestão eficiente e descentralizada das mesmas.
A JSMOITA reitera que a Quinzena da Juventude é dos jovens e para os jovens.
A JSMOITA bate-se por uma Quinzena da Juventude no concelho da Moita mais participada! A Quinzena da Juventude é um evento que deve:

– Chegar a todas as freguesias, sem excepção;
– Potenciar a participação dos jovens, como seja através das organizações da sociedade civil locais (Associações de Jovens, de Estudantes, Concelho Municipal da Juventude, entre outras);
– Criar uma identidade própria, com que os jovens do concelho da Moita se identifiquem;
– Criar e estimular o sentimento de pertença ao concelho da Moita;
– Criar sinergias com o comércio local;
– Dinamizar os espaços públicos;
– Promover o desporto e prática de exercício físico.

A Câmara Municipal da Moita não tem refletido estes princípios. Perguntamo-nos se ao menos tem levado a cabo procedimentos de verificação da qualidade e da satisfação dos jovens do concelho tendo em vista a melhoria futura do programa. Certamente que não, pois de outra forma não se teriam repetido estas más escolhas no decorrer dos anos.