Dia Internacional da Juventude

Dia Internacional da Juventude

Hoje comemora-se o dia Internacional da Juventude. Com o intuito de realçarmos o papel dos Jovens na nossa sociedade e junto do movimento associativo, o Partido Socialista, na sessão da Assembleia Municipal do passado dia 22 de Junho do presente ano, apresentou a Saudação relativamente ao dia Internacional da Juventude.
Contudo, vimos a saudação a não ser aprovada com os votos contra da CDU, do BE, PSD e CDS e abstenção do PAN.

Texto da Saudação

“SAUDAÇÃO
Dia Internacional da Juventude
Dia 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude, criado pela Assembleia Geral da ONU em 1999 em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude reunida em Lisboa em agosto de 1998. Esta efeméride convida todos os agentes políticos a reverem os seus programas e políticas de juventude, essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e coesa.
As gerações mais novas têm um papel importante na transformação da sociedade. As suas ideias e contributos são fatores decisivos para a adaptação ao mundo global que hoje se apresenta repleto de novos desafios.
Além disso, ao longo da história mundial, os jovens protagonizaram várias lutas e protestos em defesa da democracia e da tolerância, como é o caso, por exemplo, da Greve Académica de 1907 em Portugal, o Maio de 68 em França, a Crise Académica de 1969 em Portugal, o Protesto na Praça Tian’anmen em 1989 na China e, ainda mais recentemente, as Manifestações na Venezuela.
É imprescindível continuar a dar oportunidades às gerações mais novas, preservando a solidariedade intergeracional, no sentido de reverter a emancipação jovem tardia, pois estas estão disponíveis para retribuir ao país, e nomeadamente às gerações que lhes antecederam, as apostas que fizeram designadamente na educação, na saúde e na conquista da liberdade e democracia.
Neste sentido, a Assembleia Municipal da Moita reunida a 22 de junho de 2018, delibera:
1. Saudar todas as Associações Juvenis e Jovens que se envolvem em causas públicas no nosso concelho, que se mobilizam em prol de uma comunidade mais ativa, culta e solidária.
2. Saudar todos os jovens autarcas que se disponibilizam para o serviço às populações e ao país.
3. Incentivar a população mais jovem do município a participar nas comemorações do Dia Internacional da Juventude.
4. Sensibilizar as escolas do nosso concelho no sentido da mobilização dos seus alunos para uma maior participação social e cívica, por exemplo, nas associações e coletividades do nosso movimento associativo.
Mais se propõe a aprovação da presente Moção em minuta, para imediata produção de efeitos, e o seu envio às instituições referidas em 1., aos órgãos de comunicação social regionais e locais, bem como a publicação nos instrumentos municipais disponíveis online (redes sociais, site…).

Moita, 22 de junho de 2018
Os eleitos do Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal da Moita ”