JS Moita | O desafio e oportunidade de criação de Um Novo Rumo para o Concelho da Moita

A Juventude Socialista reuniu mais uma vez dia 19 de Janeiro de 2013, para fazer o balanço de um ano do seu trabalho e planear o futuro.
Passaram 420 dias desde que este grupo de jovens foi eleito; 371 dias desde que apresentaram o seu projeto publicamente.
Desde o início assumimos a vontade de unir a juventude do nosso concelho e revigorar a Moita porque acreditamos que é necessário um novo rumo para o este nosso Concelho.
Como dissemos no dia 14 de Janeiro de 2012, durante a tomada de posse, “verificamos existir no concelho da Moita uma grande apatia por parte das pessoas e dos jovens que não reagem a tanta coisa que está errada. Nós gostaríamos que as pessoas pensassem por elas próprias, se indignassem com o que se passa, e voltassem a acreditar”.
A prova do comprometimento ao projeto a que nos vinculámos está no trabalho que efetuámos. Durante este período realizámos visitas a diversas associações, onde tivemos oportunidade de contactar com jovens e grupos de jovens, conhecer a sua atuação no concelho, as suas necessidades e ambições.
A Juventude Socialista da Moita esteve presente em vários fóruns de debate, em quase a totalidade das assembleias municipais e em diversas reuniões de Câmara abertas ao público, sempre com o intuito de testemunhar o estado do concelho e, com conhecimento dos factos, emitir pontos de vista sustentados na realidade e atuação do poder local PCP/DCU. Nesses espaços, os membros da Juventude Socialista intervieram e alertaram para algumas situações preocupantes vivenciadas no nosso concelho.
A Juventude Socialista da Moita nunca deixou cair no esquecimento as situações preocupantes para a população alertadas ao longo do ano, como é o caso da passagem pedonal da Vinha das Pedras, em Alhos Vedros, que afeta diariamente todos os que por ali passam.
A Juventude Socialista da Moita, através de estudos técnicos elaborados, demonstrou publicamente diversas situações de desigualdade, ilegalidade e má gestão por parte do executivo da Câmara Municipal da Moita: desigualdade geográfica e de variedade no planeamento das atividades da quinzena da juventude; existência de falsos recibos verdes no Fórum José Manuel Figueiredo; ou a necessidade de criar e ordenar as hortas urbanas.
A Juventude Socialista da Moita tem-se batido pelo cumprimento da Lei por parte da Câmara Municipal da Moita no que se refere ao Conselho Municipal da Juventude, um órgão que possibilitaria a iniciação, envolvimento e a colaboração dos jovens de todas as associações juvenis do concelho da Moita na causa pública. Este debate e colaboração em matérias políticas de juventude enriqueceriam, sem dúvida, a definição e execução das políticas municipais de juventude em articulação com outras políticas sectoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação, cultura, desporto, saúde e ação social.

Continuamos a defender:
… um concelho da Moita dinâmico;
… um Conselho Municipal de Juventude;
… habitação jovem a preços controlados;
… um orçamento municipal verdadeiramente participativo;
… melhores serviços de transporte público;
… mais locais de acesso gratuito à internet;
… transparência no apoio ao movimento associativo;
… requalificação dos espaços desportivos e de lazer;
… politicas municipais de juventude;
… uma distribuição equitativa de atividades culturais por todas as freguesias;
… politicas municipais integradas que combatam o êxodo dos jovens para concelhos vizinhos.
… politicas municipais que atraiam mais empresas e mais empregos qualificados para o concelho.

Todas estas ideias e ambições foram propostas, divulgadas e debatidas através das redes sociais e imprensa regional.
Acreditamos que os cidadãos, tomando consciência dos seus verdadeiros direitos e deveres e conhecendo as realidades que os cercam, podem ser mais exigentes para com os seus eleitos e colaborar na construção de um país e de concelhos melhores.
A Juventude Socialista da Moita mantém sempre a postura de disponibilidade para ouvir e aceitar a opinião de todos, reafirmando o que outrora dissemos: “Somos jovens, dinâmicos e estamos abertos a ideias diferentes. Qualquer jovem pode dar o seu contributo e acrescentar a sua ideia. Queremos fomentar o interesse dos jovens num papel interventivo na sociedade”.
Hoje deparamo-nos com o desafio de criar um futuro e temos a oportunidade de construir um Novo País e um novo Rumo para o concelho da Moita.