Os Vereadores do Partido Socialista votaram contra o Relatório e Contas

DECLARAÇÃO DE VOTO

Os Vereadores do Partido Socialista quando analisam o “Relatório e Contas” debruçam- se sobre cada uma das partes que constituem este documento. As Contas e o Relatório da atividade.
A apresentação das Contas é um ato meramente contabilístico, pelo que acreditamos que estas estão corretas e de acordo com as normas estabelecidas pelo POCAL e devidamente certificadas.
No entanto, estas contas refletem uma gestão política fortemente vincada pela estratégia e opções de uma parte do executivo que gere o nosso Concelho há 46 anos, as quais se distanciam daquelas que o Partido Socialista defende para um Concelho Melhor.
Durante o período em análise ficou patente através desta prestação de contas do que foi executado. Uma vez mais, a CDU apostou em opções que colocam o nosso concelho à margem do desenvolvimento e do progresso necessário aos tempos que vivemos, mantendo-o numa lógica de “dormitório” uma vez que no documento não se vislumbra investimento em projetos que tragam mais pessoas, mais negócios e uma outra vida ao nosso território.
Neste período, continuamos a verificar a falta de interesse de empresas em se fixarem neste concelho, contradizendo o facto de este ter uma localização privilegiada em relação à capital e deter o menor preço de m2 da região. Assiste-se, ainda, a um envelhecimento demográfico e um êxodo de jovens que não se estão a fixar no concelho da Moita por falta de atratividade e de emprego.
As pessoas do concelho da Moita merecem mais do que slogans apelativos. Merecem projetos de desenvolvimento concretos que tornem este concelho competitivo e apelativo para viver, trabalhar e visitar.
Este Relatório e Contas é um documento da Câmara Municipal da Moita. Esta é um órgão colegial que no seu todo é constituído por 8 Vereadores mais o seu Presidente, representantes das 4 forças políticas que a população do concelho entendeu eleger para ser o executivo e o seu governo municipal, e a todas as quais, neste mandato, foi entendido atribuir responsabilidades especificas através de pelouros.
Contudo, e à semelhança de anos anteriores, os Vereadores do Partido Socialista não compreendem a forma, o tom e o teor da introdução do citado documento, fortemente impregnado de conceitos e terminologia política tão caracterizada, que parecem demonstrar que este órgão apenas é constituído por uma única força política.
Por tudo o atrás exposto e por acreditarmos que é possível fazer melhor, os Vereadores do Partido Socialista votaram contra o Relatório e Contas 2019.