POSIÇÃO POLITICA DO PS NO FINAL DA LEGISLATURA 2009/2013

Nesta última sessão da Assembleia Municipal da Moita na Legislatura 2009/2013, a bancada do Partido Socialista avalia com este documento os contributos dos Socialistas neste órgão e também, o estado actual do concelho da Moita.

Ao cabo de 4 anos os eleitos pelo Partido Socialista para esta Assembleia Municipal encontram-se satisfeitos pelos contributos e intervenções que apresentaram, conscientes que tiveram sempre presente o mais elevado interesse na melhoria da qualidade de vida dos seus co-cidadãos, e que sempre pugnaram pelo rigor e pela criação do melhor ambiente entre todos os membros desta casa da democracia local, procurando sempre elevar o debate politico e o respeito mútuo, no pressuposto que aqueles que a todos nos elegeram merecem de todos nós o maior respeito e dedicação, honrando a confiança que nos depositaram ao colocarem o seu voto nas urnas.

A Democracia que nestes últimos tempos parece começar a estar em perigo, obriga a que todos os actores políticos, em todos os órgãos em que participam, dignifiquem os seus mandatos e conquistem a confiança política dos portugueses.

Ao longo do tempo ouvimos sempre os cidadãos do nosso concelho e neste fórum transmitimos as suas preocupações e os seus desejos e anseios.

Foi nessa base que aqui pedimos a redução das taxas do IMI e da Derrama, a Requalificação Urbana dos Centros Históricos, a criação do Conselho Municipal da Juventude, a melhoria de estradas e caminhos, a correcção de sinalética, a conclusão do saneamento básico no Penteado e no Cabeço Verde, melhores apoios ao associativismo local face aos apoios a associações de fora do concelho, a melhoria do ambiente na generalidade e particularmente das zonas ribeirinhas, a extensão a todo o concelho e a qualidade das vias clicáveis, a manutenção cuidada dos parques municipais, a redução da divida e dos prazos de pagamento a fornecedores e o rigor das finanças municipais, o reordenamento das hortas urbanas, mais obra, mais progresso, mais qualidade de vida.

Propusemos debates com a população e colaborámos activamente na elaboração de documentos e tomadas de posição deste órgão no combate à Lei que determinou a fusão das Freguesias.

Ao terminar este mandato sentimo-nos com a consciência do dever cumprido, mas constatamos que o concelho não está melhor do que estava no inico do mesmo.

Constatamos que os nossos apelos, na sua maior parte, caíram em saco roto perante o Executivo Camarário do PCP/CDU e que com essa atitude os munícipes do concelho da Moita acabaram prejudicados.

Desejamos e empenhar-nos-emos para que no próximo mandato a esperança do povo do Concelho da Moita em atingir melhores níveis de progresso e de qualidade de vida, no mínimo, equiparadas aos restantes concelhos da Região e do Distrito, se venha a concretizar.

Moita, 3 de Setembro de 2013

A Bancada do PS na Assembleia Municipal da Moita

Assembleia-Municipal