É momento da solidariedade e forte união no combate ao Covid-19

A Câmara Municipal da Moita aprovou na última reunião um conjunto de medidas para fazer face à pandemia, que no entendimento do Partido Socialista poderiam ser mais ambiciosas e implementadas há mais tempo.

Por entre questões referentes ao acompanhamento feito aos lares, e o cumprimento da população face às medidas restritivas do estado de emergência, fica a nota positiva, face ao reforço da capacidade operacional da proteção civil.

No entendimento do PS a proteção civil é uma peça chave na resposta ao Covid 19, algo que é notório, e também aqui seria bom ver o presidente, como responsável máximo no concelho, assumir o relevo que esta tem.

Só com o empenho inequívoco do presidente neste tema poderão todos agir decisivamente nesta matéria. Foi sugerido em reunião pelos socialistas que os fiscais da câmara, a exemplo do que acontece em outros concelhos, possam ajudar os elementos da protecção civil a detetar as situações anómalas de incumprimento das medidas do estado de emergência e reportá-las às autoridades, ajudando-as num momento particularmente desafiante, e em que todos somos poucos. Para que isso seja uma realidade, bastará a boa vontade do vereador das atividades económicas e/ou um maior empenhamento do Presidente da Câmara.

Os vereadores do PS deixaram também o repto ao Presidente da Câmara, para que negociasse com as demais entidades, de forma a encontrar uma solução que permita a redução da fatura da água para aqueles estabelecimentos/entidades que foram fortemente afetadas, fruto das medidas que decorrem do combate ao Covid-19. O objetivo seria baixar e/ou eliminar a componente referente à gestão de resíduos urbanos e ao saneamento de águas residuais, garantindo ainda que, para quem tenha o estabelecimento fechado, a fatura venha efetivamente a zeros.

Pois que fique claro que este não é o momento dos partidos políticos, este é o momento de todos enquanto representantes, puxarmos para o mesmo lado, juntos contra o Covid-19. Os socialistas demonstraram desde o primeiro momento a sua disponibilidade para ajudar no que fosse preciso, e ela mantém-se.