TOMADA DE POSIÇÃO DOS ELEITOS PELO PS NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DO GAIO-ROSÁRIO E SARILHOS PEQUENOS

A situação com a qual os habitantes de Sarilhos Pequenos se têm deparado nos últimos tempos, em consequência do péssimo estado de conservação em que a antiga conduta de água se encontra é, no mínimo, inadmissível e põe em causa a normal vida das pessoas que ali vivem.

Trata-se de um problema que se arrasta há anos sem fim. Tantas foram as vezes que esta questão foi colocada à Câmara Municipal da Moita, tantas foram as vezes que a população pediu uma solução e tantas vezes foram ignorados pelos responsáveis do Município.

Viver no século XXI nestas condições ultrapassa todos os limites do bom senso. Viver constantemente com um “stock” de garrafões de água em casa, não é viável para ninguém.

A população merece mais respeito e a mesma forma de tratamento que qualquer outra população do concelho da Moita por isso exigem dos responsáveis camarários respostas e soluções.

Se existe já uma nova conduta pronta a funcionar, qual a razão por que este problema ainda persiste? Qual a justificação para Sarilhos Pequenos ficar, sempre, para segundo plano? Percebe-se que Sarilhos nunca foi prioridade, nem nos investimentos da Câmara nem nas soluções para os problemas.

Relembramos a questão da ruptura do depósito da água que só num passado recente foi reparado: há quantos anos essa situação foi denunciada? Quantos anos demorou para que a Câmara tomasse consciência da gravidade do problema que poderia pôr em causa a saúde da população?

Repare-se no estado em que se encontra o pavimento da estrada que liga Sarilhos Pequenos ao Chão Duro: um piso desgastado, irregular, cheio de remendos.

Do lado do Rosário o piso também não apresenta melhores condições.

Há inúmeras situações por resolver que se têm vindo a arrastar no tempo: ruas com abatimentos no piso, falta de limpeza das vias públicas, falta de iluminação na entrada de acesso à localidade, jardins sem manutenção… poderíamos enumerar um rol de questões com as quais a população convive diariamente e que não são solucionadas em tempo útil.

Assim, os eleitos do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia Gaio/Rosário e Sarilhos Pequenos, tendo consciência desta triste realidade, colocam-se ao lado da população, repugnando, totalmente, a falta de respeito e de responsabilidade por parte dos autarcas da Câmara Municipal da Moita para com a população de Sarilhos Pequenos mostrando-se solidários com esta luta, na procura de uma solução para os problemas que até hoje não tiveram, por parte da Câmara, uma resposta eficaz e uma solução definitiva.

Tudo faremos para que estas situações tenham um fim à vista, para que a população de Sarilhos Pequenos possa viver com a tranquilidade e dignidade a que tem direito.

Sarilhos Pequenos, 29 de outubro de 2020

Os eleitos pelo PS na Assembleia de Freguesia Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos