É necessário mais apoio aos jovens do nosso concelho!

No seguimento da quinzena da dedicada à temática do estado do ensino no Distrito levada a cabo pelo Partido Socialista, a JS Moita contactou o presidente da associação de estudantes da escola secundaria da Baixa da Banheira (AEESBB) com o objectivo de recolher. Achamos importante ouvir a voz dos alunos e a opinião sobre o ranking sic expresso em que a escola ficou no recente ano.
É também importante saber se, passado aproximadamente após a nossa visita, as condições se teriam alterado, para melhor.

Aqui publicamos a resposta, com o conhecimento e autorização Ex-Presidente da AE Rui Carlos.

“A Escola Secundária da Baixa da Banheira mais uma vez teve uma má classificação no que toca aos exames nacionais do ano passado. Como ex- estudante da mesma escola posso afirmar que a nível de professores é uma excelente escola. Mas, se tem excelentes professores o que falhou? A resposta é simples: a falta de condições para os alunos. Infelizmente esta escola secundária continua a ter poucos apoios monetários ou incentivos para os alunos, fazendo com que o Município do Barreiro continue cada vez mais a albergar estudantes desta zona.
No passado ano lectivo os alunos em conjunto com o director da escola, com a animadora sócio-cultural e o psicólogo da escola conseguiram criar uma Associação de Estudantes. A própria Associação sentiu enormes dificuldades em “mover-se” dentro da escola para realização dos projectos que tinham em mente e que, infelizmente, não foram conseguidos.
Eu, como ex-presidente da mesma, hoje reflectindo sobre o assunto, posso afirmar que a Associação “caiu” não só por termos começado muito tarde, mas também pelo apoio limitado que possuíamos, deixando-nos a missão de tentar organizar as coisas de forma a que no ano seguinte se possa realizar uma nova Associação.
Posso, então, repetir mais uma vez que a Escola Secundária da Baixa da Banheira é uma “ovelha negra” no Município da Moita, pois recebe escassos apoios da Câmara Municipal e do próprio estado, mas tenta, ao mesmo tempo, com o pouco que tem, criar melhores condições para os seus estudantes que, infelizmente, vêm como solução as melhores condições de escolas do Barreiro.
O que posso pedir à Câmara Municipal da Moita, ou talvez mesmo ao próprio Estado, é que reflitam sobre este assunto. Se é verdade que estamos em crise e os cortes são necessários, não será igualmente verdade que a Educação e a Formação Profissional nunca deveriam ser postos em causa? Aposto que têm filhos e que sentem, de igual forma, as mesmas dificuldades necessidades para fazer face ao desafio da educação.
Para finalizar, quero publicamente agradecer o apoio prestado pelos professores, pelo director da escola para com a Associação de Estudantes da Escola Secundária da Baixa da Banheira. Mesmo uma pequena ajuda foi um apoio essencial.”