5 de Outubro

Comemorações do 5 de Outubro na Moita

O Secretariado da Comissão Politica Concelhia da Moita do Partido Socialista organizou, uma vez mais, as comemorações do 5 de Outubro e da implantação da República com o hastear das bandeiras nacional e do PS, ao som do hino nacional, nos mastros da sede da Secção da Moita.

Não foi, contudo, esquecido o facto de na Moita a bandeira republicana ter sido içada na Câmara Municipal na madrugada de 3 para 4 de Outubro de 1910, antecedendo desta forma em cerca de 30 horas os acontecimentos de Lisboa, com os riscos inerentes.

Estiveram presentes vários militantes e membros da JS, após o que se dirigiram ao cemitério do Pinhal do Forno em romagem de saudade à campa de Manuel Luís Beja, fundador do PS na Moita e quem primeiro conquistou, no nosso concelho, uma autarquia para o Partido Socialista.

No ato foi deposta uma coroa de flores e evocada a figura e o trabalho de Manuel Luís Beja em prol da população moitense, ao mesmo tempo que, igualmente, foram lembrados todos os militantes já desaparecidos de entre nós.

O Secretariado da CPC do PS na Moita

5 de Outubro