Propostas

Os vereadores do Partido Socialista, conscientes do momento particularmente difícil que todos atravessamos, procuram diariamente encontra soluções para as necessidades reais da população do nosso concelho. Essa proposta está vertida na declaração politica apresentada na reunião de câmara que teve lugar no dia 22 de Abril.
Este documento centra-se na necessidade das famílias, dos mais novos, mas também dos mais velhos, do comercio local e das empresas do concelho.

“Declaração Política

O quadro atual em que vivemos que decorre da pandemia de covid-19, afeta o nosso país num momento de crescimento da nossa economia em que todos tinham já recuperado a confiança. Ganhamos credibilidade lá fora, mas acima de tudo recuperamos a nossa autoestima. Portugal impunha-se.
Este acontecimento é um rude golpe para pessoas e para o nosso tecido empresarial que tanto fizeram nos últimos anos para recuperar a nossa economia e bem-estar, por todos merecido. É preciso que esse acreditar num amanhã melhor que a todos motiva, não se esmoreça e que aqui também as autarquias tenham algo a dizer.

Estamos convocados, uma vez mais, a superar um novo desafio, este de dimensão ainda desconhecida e para isso temos de estar unidos, porque iremos precisar de todos e cada um.
As famílias e os professores, a par da comunidade escolar, veem-se a braços com novas modalidades de estudo que exigem novos recursos nem sempre disponíveis. E aqui o Município, na medida das suas possibilidades, quer facilitando o acesso a elementos de estudo, fotocópias ou outras, encontrará certamente muitas oportunidades onde possa ser útil, para os graus de ensino que nesta altura não terão aulas presenciais.

No entanto, as famílias não se resumem aos mais novos e nesta altura também o mais velhos precisam de uma especial atenção por se encontrarem num grupo de risco, o que faz com que estejam especialmente vulneráveis, quer pela doença propriamente dita, quer pelas medidas de isolamento social, que no caso das pessoas institucionalizadas em lares tem um efeito mais forte decorrente da perda de contacto com os seus entes queridos.
Também para estes é preciso desenvolver respostas que visem apoiar os utentes dos lares, desenvolvendo estratégias que estimulem a proximidade com as famílias através de videocontactos, podendo ser desenvolvidos programas de voluntariado, disponibilização por empréstimo de equipamentos tecnológicos, com os quais seja possível operacionalizar o objetivo , minimizando os impactos sociais e psicológicos provocados por esta situação.
No que respeita à retoma possível, e cuidadosa, das nossas vidas, importa ter consciência que nada mais será como era antes até que se consiga ou a vacina ou um medicamento eficaz para fazer face ao Covido-19. Isso irá exigir um grande esforço de adaptação por parte de todos, e aqui o Município da Moita deve estar na linha da frente desenvolvendo uma assertiva campanha de comunicação com vista à interiorização da prática de comportamentos de prevenção porque a luta contra o inimigo invisível ainda é longa. Essa campanha deve incluir a distribuição de “kits” de equipamentos de proteção individual pelo concelho, que devem incluir, em particular, máscaras. Esta distribuição deve ocorrer nomeadamente no pequeno comércio que se prevê ir gradualmente abrir ao público.
É evidente que os serviços de atendimento público irão ser restabelecidos na Câmara Municipal, obviamente dentro das regras de segurança que forem defendidas o que justifica que exista, desde já, sobre medidas preventivas como é a preparação de balcões com proteções em acrílico.
Mas, como a retoma só é possível com as empresas, importa que a autarquia vá muito para lá do que tem sido feito atualmente. Que seja um agente ativo na divulgação dos apoios existentes neste quadro do covid-19 no nosso tecido empresarial. Ainda no quadro do apoio à nossa economia é também importante que exista um esforço acrescido para a regularização do pagamento de faturas a fornecedores no menor tempo possível.
Importa também que a autarquia desenvolva campanhas de divulgação e incentivo à compra no nosso comercio local, que se deverá manter para lá dos condicionamentos provocados pelo Covid-19.
Este é o momento de todos puxarmos para o mesmo lado, enquanto responsáveis, todos juntos contra o Covid-19. Os socialistas demonstraram desde o primeiro momento a sua disponibilidade para ajudar no que fosse preciso, e ela mantém-se.

Os Vereadores do Partido Socialista
Moita, 22 de Abril de 2020″