1 de Miai

Aprovada por unanimidade a saudação apresentada pelo PS ao centenário do 1º Maio Futebol Clube Sarilhense.

Aprovada por unanimidade a saudação apresentada pelo PS ao centenário do 1º Maio Futebol Clube Sarilhense.

“SAUDAÇÃO

CENTENÁRIO DO 1º MAIO FUTEBOL CLUBE SARILHENSE

Dentro de dias comemora-se o centenário da fundação do 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, um dos clubes mais emblemáticos do nosso concelho e que conta com uma rica e variada história.
No passado, o 1º Maio FUTEBOL CLUBE SARILHENSE teve uma importância determinante não só no plano desportivo como no cultural e no social.
Esta coletividade chegou a ser apelidada de “viveiro” porque grandes nomes do futebol distrital e nacional saíram das suas formações, enchendo de orgulho todos os habitantes de Sarilhos Pequenos.
Do ponto de vista social e cultural, num meio pequeno como o de Sarilhos Pequenos, representou nos tempos em que as coletividades eram o ponto de encontro, o lugar onde a população se reunia para socializar e divertir, a casa de todos os Sarilhenses.
Atenta às dificuldades sociais que a população sentia nos anos de maior aperto, intervinha realizando peditórios para ajudar as famílias mais carenciadas da aldeia.
Ao longo dos anos foram muitas as atividades que organizou: futebol, ginástica, judo, atletismo, dança, espetáculos musicais e bailes. Contudo a sua coroa de glória sempre foi o futebol. Quem não se lembra da azáfama aos domingos, na Rua Miguel Bombarda, em direção ao Campo do Brechão.
O 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense teve como dirigentes, ao longo destes 100 anos, homens e mulheres que dedicaram à coletividade e à terra o melhor do seu saber, do seu tempo e dedicação, deixando obra edificada e um vasto património desportivo, social e cultural junto dos seus associados e da população em geral, resultado da sua intervenção e prática de cidadania.
Embora hoje atravesse um momento menos favorável, acreditamos que, no futuro, voltará a ser um clube com dinâmica e preponderância para Sarilhos Pequenos e para o concelho.
Assim, a Assembleia Municipal da Moita, reunida a 20 de abril de 2018, delibera saudar todos os associados, atletas e dirigentes que, ao longo destes 100 anos, elevaram bem alto o nome do 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, de Sarilhos Pequenos e do seu concelho.
Esta Saudação uma vez aprovada deverá ser enviada à Direção do Clube, à comunicação social local e regional, bem como publicado nos meios informativos municipais disponíveis, nomeadamente site.

Moita, 20 de Abril de 2018
O Grupo Municipal do Partido Socialista”

1 de Miai