Dia da mulher

Dia 8 de março, dia internacional da mulher

O PS apresentou uma moção na sessão da assembleia municipal de dia 24 de fevereiro, que partilhamos no texto abaixo, alusiva ao dia internacional da mulher.

“Moção
No Dia Internacional da Mulher vamos lembrar as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque que, em greve, reivindicavam a redução do seu horário de trabalho, recebendo menos de um terço do salário dos homens. Lembramos Adelaide Cabete, Ana de Castro Osório, Carolina Beatriz Ângelo e Maria Veleda que se destacaram intelectualmente, escreveram para os jornais da época, defenderam a educação das mulheres e o sufrágio feminino, lutaram pelos direitos de cidadania que acalentaram na luta pela República, num sonho de esperança e de igualdade.
A relevância deste dia prende-se com a luta das mulheres, em prol do desenvolvimento e do progresso, para uma mudança de paradigma contra as desigualdades. Em pleno século XXI continua a haver, na sociedade portuguesa, desigualdade de género que afectam a vida das mulheres, na esfera pública e na esfera privada; Continuam a ter salários mais baixos, mais horas de trabalho, mais desemprego, menor sucesso nas carreiras mas que lutam, pelos seus direitos, conjugando o seu quotidiano profissional com as tarefas de educação e transmissão de valores exigidas pela nossa sociedade.
Atualmente já se identificam ténues sinais de mudança. Em estudos recentes, que foram apresentados na comunicação social, jovens entre os 13 e os 18 anos, já apresentam comportamentos de potenciação de igualdade de Género. Nomeadamente, a realização de tarefas domésticas que há uns anos atras eram mais identificadas como sendo do domínio exclusivo da esfera feminina, são agora interiorizados corno partilháveis. São sinais positivos, mas que tem que se relevar como comportamentos robustos e consistentes para mudar este paradigma.
Estando cientes, que a discriminação de género ainda persiste na sociedade portuguesa e que a igualdade de género se encontra consagrada em todos os instrumentos legais internacionais e nacionais.
A Assembleia Municipal da Moita, reunida hoje, delibera:
– Repudiar todas as formas de discriminação de género e saudar todas as mulheres do seu concelho.
– Saudar todas e todos, os que diariamente conseguem perspectivar o futuro nos princípios da Liberdade, Democracia e Equidade, pugnando pela igualdade construindo assim uma sociedade mais justa.
Moita, 24 de Fevereiro de 2017
Pela Bancada do Partido Socialista”

 

Dia da mulher