Mais consultas e médicos no UCSP de Alhos Vedros
O Partido Socialista em Alhos Vedros, têm desenvolvido um trabalho de proximidade e focado na resolução dos problemas e nas necessidades dos cidadãos. Esta procura proativa, em encontrar soluções para a falta de médicos e consultas para os utentes do Centro de Saúde de Alhos Vedros foi bem-sucedida, com uma enorme conquista para a população, que através do Protocolo Bata Branca, vê as carências minimizadas e a prestação de cuidados primários de saúde melhorados para os utentes sem médicos de família.
O executivo da JFAV conseguiu através da S C M Barreiro, um aditamento de extensão do Protocolo Bata Branca ao UCSP de Alhos Vedros, possibilitando mais consultas médicas aos utentes sem médico de família, nesta unidade de cuidados de saúde primários.
O protocolo Bata Branca, é uma parceria entre ACES e União das Misericórdias, que permite que as Santas Casas das Misericórdias colaborem com médicos para prestarem serviços de medicina familiar nos centros de saúde de proximidade, mitigando assim as carências sobejamente conhecidas de falta de médicos e consultas nas Unidade de Cuidados Primários de Saúde locais.
O ACES suporta os custos com pagamento de serviços aos médicos a prestar os serviços de medicina Familiar, e a Santa Casa de Misericórdia apenas têm de articular administrativamente com os UCSP, os agendamentos das consultas médicas e os pagamentos aos mesmos, sendo posteriormente efetuados os pagamentos acordados no Protocolo.
Fomos informados pelo anterior diretor executivo do ACES Dr. Miguel Lemos, da existência deste protocolo, de imediato foram efetuadas diligências para marcar uma reunião com a SCM Alhos Vedros, no âmbito de uma Moção aprovada na Assembleia de Freguesia, Presidente de Junta , juntamente com um grupo de membros da Assembleia dos vários partidos contactou a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, manifestando a nossa preocupação com a questão da saúde e aferir a disponibilidade da mesma, para colaborar e cooperar subscrevendo este aditamento de extensão ou aderindo ao protocolo Bata Branca. A mesma declinou participar ou colaborar nesta solução (Protocolo Bata Branca), para possibilitar que a população, principalmente os mais afetados com a carência de Médicos, os utentes sem médicos de família, pudessem através deste Protocolo beneficiar desta solução, de mais consultas para os utentes do UCSP de Alhos Vedros.
Felizmente, assim como existe quem não aceite e não pretenda colaborar ou cooperar, em encontrar soluções que permitam mitigar as carências e ir ao encontro das necessidades dos
utentes, considerando e ponderando o superior interesse e necessidade de saúde da população de Alhos Vedros, também existe quem trabalha e colabora com as soluções e não capitaliza os problemas, ou as insuficiências e carências de prestação de cuidados de saúde, que são as várias misericórdias dos Concelhos vizinhos.
Após a recusa da S C M Alhos Vedros, o contacto seguinte foi a S C M Barreiro, essa misericórdia sim tinha aderido ao Protocolo Bata Branca e prestava cuidados de saúde no nosso Concelho no centro de Saúde da Baixa da Banheira.
A sensibilidade manifestada e a preocupação com a situação de carência de cuidados de saúde em Alhos Vedros foi imediata, por parte da Exma. Senhora Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, a disponibilidade em encontrar soluções foi prontamente analisada e efetivamente foi possível concluir um entendimento que viabilizou que fosse solicitado um aditamento de extensão do Protocolo Bata Branca ao UCSP de Alhos Vedros, através desta solução os utentes sem médico de família, vão beneficiar de mais Médicos e mais consultas em Alhos Vedros.
Naturalmente que a S C M Barreiro, merece um agradecimento e uma palavra de reconhecimento pela disponibilidade manifestada, em cooperar e resolver os problemas de uma Freguesia noutro Concelho, e em específico às carências de saúde de Alhos Vedros.
As diversas entidades do setor social e da saúde, deveriam unir esforços para cooperar e desenvolver projetos e programas, que permitam encontrar soluções para estes e outros problemas da população, não com intenção de se substituírem às funções do estado, mas complementado e cooperando para implementar soluções para os problemas das pessoas.
As políticas têm, como objetivo encontrar soluções para os problemas das pessoas, e os autarcas do Partido Socialista, com empenho, resiliência e trabalho, têm conseguido resolver um conjunto alargado de problemas em Alhos Vedros e no Concelho da Moita neste mandato.
Moita, 2 de Outubro 2023