Solidariedade ao povo da Ucrânia e pesar pela prisão e morte de Alexei Navalny na Rússia

O PS submeteu e fez aprovar por larga maioria esta Moção de Solidariedade com a Ucrânia após a invasão e guerra pela Rússia ter feito ontem 2 anos e de Pesar pela prisão e morte estranha do opositor russo Alexei Navalny cujo “crime” para o regime de Putin foi ter opinião divergente do regime.

A votação do plenário da AM foi –

A favor:

PS; BE; PSD; CDS e os 2 deputados independentes.

Absteve-se a CDU.

SEM MAIS COMENTÁRIOS !!!

Texto da Moção:

Solidariedade ao povo da Ucrânia e pesar pela prisão e morte de Alexei Navalny na Rússia

A Ucrânia continua a sofrer uma bárbara invasão e guerra no seu país há já uns dolorosos 2 anos, destruidora da vida deste país e do seu povo.

Ao mesmo tempo assistimos à morte do cidadão opositor russo, Alexei Navalny , preso por delito de opinião e que morreu na prisão em condições muito duvidosas. Até depois de morto o seu corpo permaneceu preso de o entregarem em tempo aceitável à sua família.

Tudo isto está ligado. A falta de liberdade que se vive na Rússia, a perseguição a quem ousa opor-se ao regime totalitário e aos instintos bélicos e desumanos imperialistas do seu líder, Putin, a continuação da invasão da Ucrânia e a morte de milhares de pessoas e destruição de bens neste país, que faz amanhã 2 anos.

A Assembleia Municipal da Moita reunida na sua sessão ordinária de 23 de fevereiro de 2024 manifesta o seu mais profundo repudio por esta agressão invasora e guerra, bem como a sua solidariedade à Ucrânia e ao seu povo.

Igualmente manifesta o seu pesar pela prisão e morte muito duvidosa de Alexei Navalny que ousou lutar pela democracia e liberdade na Rússia.

Esta moção é voto de pesar deverá se aprovada ser enviada para as embaixadas da Ucrânia e da Rússia em Portugal e para a comunicação social distrital.

O Grupo Municipal do Partido Socialista na Assembleia Municipal da Moita.

Moita, 23 de fevereiro de 2024