PS quer recuperar Sarilhos Pequenos e conquistar Gaio-Rosário nas autárquicas de Outubro próximo

 

O PS mostrou-se confiante, na apresentação da sua lista candidata à União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, para as eleições autárquicas de 1 de Outubro.

O evento, que teve lugar no último sábado, em Sarilhos Pequenos, contou com a presença da ex – Governadora Civil de Lisboa e actual Adjunta da Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Dalila Araújo, da Deputada à Assembleia da República e candidata à Assembleia Municipal da Moita, Eurídice Pereira, do Presidente da Concelhia da Moita do PS,  Carlos Albino, do candidato à Câmara da Moita, Luís Chula,  do presidente da Juventude Socialista da Moita, João Palma e da Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Setúbal, Ana Santos.

Os discursos centraram-se à volta da confiança que o PS deposita nesta lista candidata, para recuperar Sarilhos Pequenos (onde já foi poder durante 12 anos, antes da agregação desta freguesia pela União) e conquistar o Gaio-Rosário (desde sempre sob a alçada comunista), agora na forma de União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos.

Dalila Araújo saudou Marta Silva Jobling, a candidata à presidência desta Assembleia de Freguesia e salientou a importância da cabeça de lista ser uma mulher. “O Partido Socialista, tem sido determinante para as políticas da igualdade, que muito contribuíram para o reforço da participação das mulheres na vida pública e que deu mais um passo, na recente aprovação de legislação, que obriga a uma representação de género, nas administrações no setor empresarial, público e privado, não deixou de fazer internamente, ao estabelecer uma recomendação de constituição de listas, tendencialmente paritárias, nas eleições aos órgãos autárquicos”. Confiante na vitória dos socialistas nestas freguesias, Dalila Araújo sublinhou que “no próximo 1 de outubro, neste largo 5 de outubro, numa homenagem à República, e à vitória da Marta e da sua equipa, estaremos aqui a festejar a vitória do PS e o início de um novo ciclo de mudança para a população desta terra”.

Eurídice Pereira reforçou a sua confiança na equipa candidata pelo PS, mas quis ainda deixar uma palavra de apreço a todos os presidentes socialistas que passaram pela Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos. “Quero, aqui, agradecer a todos os presidentes que, durante 12 anos comandaram os destinos da Junta de Sarilhos, entre eles o José Costa que integra esta lista, e que fizeram um excelente trabalho.”

Luís Chula, começou por lamentar a falta de investimento nestas freguesias. “Há que investir em Sarilhos Pequenos, dar-lhe visibilidade e torná-la mais atrativa. Temos uma extensa frente de Rio e, aqui, o sonho de um ancoradouro e o desassoreamento da Caldeira, têm de ser uma realidade e foi pena, porque esteve quase para se realizar e só não se realizou porque quem devia dar uma

resposta mais rápida não o fez e os apoios europeus passaram de prazo.  Perdeu-se uma excelente oportunidade para melhorar a relação com o Rio que os Sarilhenses tanto amam”. O candidato à Câmara da Moita fez, ainda,duras críticas à inércia do atual executivo camarário, apontando o dedo à falta de projetos para o concelho. “Não se apresentam projectos e candidaturas ao Governo e deixa-se que os concelhos vizinhos arrecadem obras e investimentos, alguns dos quais poderiam, até por tradição, ser instalados no nosso concelho como é o caso do Centro de Depuração de Bivalves que agora vai para o Barreiro.”

Luís Chula disse ainda que Sarilhos parou no tempo e “não fossem os Clubes e as Associações, as iniciativas e as Festas que organizam não se ouviria falar de Sarilhos Pequenos”. “É esta gente” (referindo-se à grande maioria dos elementos que integram a lista candidata), “que no Gaio, no Rosário e em Sarilhos Pequenos fazem, efetivamente, as coisas mexer.”

Marta Silva Jobling, a cabeça de lista à União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, começou por agradecer ao PS o convite que, confidenciou, ter aceite de imediato. “Estou convicta de que esta será a oportunidade para fazer mais e melhor por estas terras, pelas quais tenho um enorme respeito e carinho. Tenho a certeza de que tudo é possível desde que acreditemos e que tenhamos consciência daquilo a que nos propomos.”

A candidata não quis deixar de enaltecer a equipa que consigo irá embarcar neste projeto. “Tenho comigo uma equipa de “luxo”, dinâmica, que me acompanhará neste projeto. Gente de garra, gente dedicada, gente com provas dadas no associativismo, no contacto com a população, gente que reconhece os problemas desta União de Freguesias e que sabe o que é urgente fazer pelo bem-estar das nossas populações”, afirmou, salientando ainda que, “este será o nosso grande desafio: elevar esta União de Freguesias, desenvolvê-la e integrá-la numa visão de futuro, de modernidade, de empreendedorismo, para que todos possamos ter orgulho nas terras onde nascemos e crescemos”.

Marta Silva Jobling diz ainda que é urgente, que se recuperem alguns dos serviços implementados durante a gestão socialista, na freguesia de Sarilhos Pequenos (quando esta ainda não estava agregada ao Gaio-Rosário), e que foram retirados à população nos últimos quatro anos. “Falo das explicações gratuitas para todos os níveis de ensino, onde chegamos a ter uma frequência de cerca de 40 crianças e jovens. Falo do apoio à deslocação ao cemitério, falo da oferta dos kits de nascimento aos recém-nascidos, falo das excursões para os idosos, falo da oferta de material escolar no início de cada ano lectivo. Pequenas coisas, mas de grande importância, das quais a população se viu privada”, afirmou, sublinhando ainda que “nestas duas freguesias, a nossa grande prioridade são as pessoas. Não basta que se arranjem passeios ou se pintem fachadas. Todos queremos viver numa terra cuidada e arranjada, mas uma terra cuidada e arranjada sem pessoas, não serve de nada”, salientou.

Para o próximo domingo, dia 9 de Julho, às 17h30, está prevista uma segunda apresentação da lista candidata à União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, desta vez no Pátio do Rosário.

O Secretariado da Concelhia da Moita do Partido Socialista

Apresnetação GRSP