Saudação ao 25 de Abril
No passado dia 21 de abril, teve lugar nos passos do concelho mais uma sessão ordinária da Assembleia Municipal. Neste dia tão especial para o nosso país, aqui fica a moção apresentada pelo Partido Socialista”
“SAUDAÇÃO AO 25 DE ABRIL
Dentro de poucos dias Portugal e o povo português írá festejar 43 anos do 25 de abril de 1974, dia em que com enorme coragem e determinação, um grupo de militares deu corpo a uma inquebrável vontade de mudança e consolidou a luta de um povo pela liberdade, a qual jamais poderá ser esquecida. Graças a todos eles hoje somos livres!
Em 25 de Abril de 1974,
• Portugal abriu caminho para a Democracia, já anteriormente tentada noutros períodos da nossa história, mas nunca antes verdadeiramente concretizada. Nesse dia, Portugal abriu caminho para a concretização do Serviço Nacional de Saúde.
• Portugal pôde começar a fazer do voto livre e universal uma afirmação de liberdade. Nesse dia, Portugal pôde começar a construção de uma sociedade em que o acesso à Educação Pública passou a ser um dos pilares fundamentais da igualdade.
• Portugal pôde, também, iniciar a construção de um ideal de Estado Social, em que todos os cidadãos vissem assegurados um conjunto de garantias de bem-estar social, em nome da Fraternidade.
• Em 25 de Abril de 1974, Portugal iniciou os processos que permitiram a autodeterminação e a independência dos povos africanos que até então faziam parte do seu império colonial, dando corpo à Descolonização.
Outras conquistas poderiam aqui ser referidas, mas o mais importante, é que podemos afirmar que a denominada “Revolução dos Cravos” é uma conquista de Portugal e dos Portugueses que nunca será demais assinalar e enaltecer.
Se há um dia que representa, na nossa história coletiva, a força de um povo, esse dia é o 25 de abril de 1974.
A Assembleia Municipal da Moita relembra e saúda com gratidão, todos os homens e mulheres que tornaram e tornam possível que hoje vivamos em liberdade.
Nestes precisos e conturbados momentos em que a Europa e o Mundo parecem ignorar os valores da liberdade, da democracia e do respeito pelas diferenças, a Assembleia Municipal da Moita, reunida em 21 de Abril de 2017 reitera a necessidade, cada vez mais premente, de celebrar Abril e de todos os dias continuarmos a construir Abril na permanente defesa de um País livre, democrático e plural.
Moita, 21 de Abril de 2017
Os eleitos pelo Partido Socialista”