Programa – Moita

Somos uma equipa preocupada com o futuro da nossa freguesia e apaixonada pela nossa terra. Somos uma equipa constituída por militantes do Partido Socialista e independentes, unidos pela vontade de fazer melhor.
Este grupo,de 23 pessoas, com absoluto respeito pela igualdade de género tendo igual número de homens e de mulheres, está convicto de que o projecto que apresenta é o que a Moita verdadeiramente necessita. Queremos uma Junta de Freguesia útil para todos, por isso construímos um projeto inovador e solidário, que inclui todos os Moitenses. Queremos que a Junta de Freguesia seja uma instituição importante na vida dos Moitenses, aquela com que todos podem contar em diversas áreas de atuação. Destacamos das nossas propostas os gabinetes de apoio ao IRS e de informação jurídica, as campanhas de troca de livros e material escolar, as explicações gratuitas
para os alunos carenciados, o vale veterinário ,… Vamos promover os talentos locais, desenvolver programas de combate ao isolamento sénior, apoiar e promover o comercio local, entre muitas outras apostas. No dia 1 de outubro contamos consigo porque aseguir pode contar connosco.

PROPOMOS:

RECOLHA, TROCA E DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS E MATERIAL ESCOLAR.
GABINETE DE APOIO AO IRS. Atendimento personalizado para apoio na entrega do IRS. PROMOVER CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE. Recolha e distribuição de bens (roupa, brinquedos, mobiliário, etc.). Envolvimento de associações locais e da população.

EXPLICAÇÕES SOCIAS Explicações gratuitas para estudantes com baixos recursos económicos
GABINETE DE INFORMAÇÃO E ACONSELHAMEN-TO JURÍDICO. Possibilitar
à população o acesso a consultas jurídicas por preços sociais.

AÇÃO ALIMENTAR “ZERO DESPERDÍCIO”. (aproveitamento alimentar resultante do comércio local, distribuição à comunidade mais carenciada).

CRIAR O MOVIMENTO “MOITA VOLUNTÁRIA”. Desenvolver um plano local de voluntariado (em diversas áreas, desporto, brico-lage, pintura, etc.) com a finalidade de ajudar e apoiar a população mais carenciada.

CAF COMPONENTE DE APOIO FAMILIAR. Assegurar o acompanhamento lúdico e curricular dos alunos do 12ciclo antes e depois das aulas durante o período escolar.

DESENVOLVER UM CONJUNTO DE INICIATIVAS QUE PROMOVAM O COMBATE AO ISOLAMENTO SÉNIOR E A PROMOÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL.
IMPLEMENTAR O “MOITA EM FORMA”. Programa de diversas atividades
desportivas ao ar livre composto por diversas modalidades para todas as idades (crossfit, zumba, etc.).
PROGRAMA DESPORTIVO SÉNIOR. Plano contínuo direcionado, combate à solidão social sénior e o sedentarismo.
INSTALAR NOVOS EQUIPAMENTOS PARA A PRÁTICA DESPORTIVA.
REIVINDICAR A CONSTRUÇÃO E INSTALAÇAO DE NOVAS ÁREAS DESPORTIVAS.
Ringue de futebol, ecovias, a prometida piscina, skatepark, entre outras.
a população mais carenciada.

TRADIÇÃO LOCAL.
APOIAR E PROMOVER AS INICIATIVAS TURÍSTICAS LOCAIS DE FORMA A DINAMIZAR AS EMPRESAS DA TERRA E A CAPTAR VISITA. APOIAR A CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE
TEATRO AMADOR NA FREGUESIA

CONSTRUÇÃO DE UM POLO MUSEOLÓGICO DA TERRA, REPRESENTATIVO DA NOSSA HISTÓRIA, TRADIÇÕES E SABERES.
APOIAR E PROMOVER INICIATIVAS E TALENTOS LOCAIS
DE FORMA A PROJETAR A MOITA E SUAS GENTES NO PANORAMA NACIONAL (Artes, dança, musica – reggae, metal, flamenco, entre outras).
ESTABELECER UM PLANO DE MANUTENÇÃO DO MOBILIÁRIO E DE INFRAESTRUTU-RAS DA FREGUE-SIA. (bancos, estradas, papeleiras, passeios, calçadas, espaços verdes, etc.).
SUBSTITUIR, FASEADAMENTE A MADEIRA PELO PLÁSTICO RECICLADO.

DESENVOLVER TODOSESFORÇOS E REIVINDICAR A CONSTRUÇÃO:

• Ringue de futebol na zona da Urb. S. Sebastião/Urb. Estuário do Tejo;

• Parque infantil no Palheirão;

• Skatepark na freguesia;

• Novas zonas de lazer e desporto ao ar livre.

COLOCAÇÃO DE MAIS BEBEDOUROS NA FREGUESIA PRESERVAR E PROMOVER O PATRIMÓNIO CULTURAL, HISTÓRICO, NATURAL E HUMANO DA NOSSA TERRA.

COMBATER O ISOLAMENTO SOCIAL SÉNIOR. (Desenvolver um conjunto de atividades em grupo, caminhadas, teatro, passeios, excursões, visitas, dias temáticos, piqueniques, ações formação, etc.).

PROPORCIONAR PROGRAMAS TURÍSTICOS FAMILIARES A PREÇOS SOCIAIS.