Programa Autárquico 2005 – Este concelho tem Futuro
Há 30 anos atrás, a Revolução dos Cravos, desencadeou na Sociedade Portuguesa um novo ciclo, que se pretendia fundamentar em antigas e legítimas aspirações dos portugueses em matérias tão importantes como: Liberdade, Democracia e Desenvolvimento.
O Poder Local, através dos seus órgãos – Câmaras e Assembleias Municipais, Juntas e Assembleias de Freguesia – tem sido um dos principais agentes desse novo ciclo, a que cabe, em grande parte, o desenvolvimento de cada um dos Municípios e consequentemente da qualidade de vida das populações.
Dispondo de recursos invulgares, fruto das verbas disponibilizadas pela Comunidade Europeia, muitas câmaras municipais, de norte a sul do país, souberam transformar o seu município tanto por acção directa como por negociações com os diferentes governos, investindo na rede viária, em equipamentõs sociais, desportivos e culturais, no fomento das actividades económicas, na educação e na formação profissional, nos transportes urbanos, na limpeza e embelezamento das ruas, etc, etc, etc…
Naturalmente que os resultados não são iguais em todos os municípios. Uns foram mais capazes que outros.
No caso do nosso concelho, o atraso é tão evidente em quase todas essas áreas, que o cidadão comum facilmente se apercebe que é necessária uma nova política, um novo programa, uma nova vontade de agir.
De facto, ao final de três décadas de gestão comunista, o Concelho da Moita corre fortes riscos de acentuar, no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa, as funções de subúrbio-residencial.
É, pois, fundamental avançar para a mudança assente numa equipa competente, determinada e solidária, num projecto inovador e uma nova atitude perante as realidades do mundo moderno.
A candidatura do Partido Socialista da Moita alicerça o seu projecto de mudança num conjunto de desafios que queremos sirvam de “guião” ao nosso trabalho autárquico, no sentido de afirmar a Moita como um Concelho de Oportunidades.
É fundamental:
> dar um passo bem maior na modernização dos serviços municipais e simplificar procedimentos;
> fomentar uma gestão participada envolvendo as comunidades e agentes locais na construção de um município activo e solidário;
> apostar na melhoria da valorização e qualificação dos recursos humanos do concelho;
> Envolver, nas diferentes esferas de actuação autárquica, as temáticas
de Juventude, entendida na sua importância transversal;
> desenvolver e cimentar laços de solidariedade e agir pela segurança;
> actuar pela preservação do ambiente, requalificar e reabilitar o espaço público, facilitar a mobilidade, desenvolver acessibilidades e combater assimetrias locais;
> promover uma política de solos e um novo urbanismo para o equilíbrio na construção de equipamentos colectivos de âmbito social, cultural,desportivo, de lazer e encontro das pessoas, melhorar o espaço público e humanizar o território;relançar a economia local, desenvolver parcerias e envolver os agentes de mudança na criação de uma marca territorial.
O programa que, em seguida vos apresentamos, teve a participação de muitas dezenas de pessoas. Militantes socialistas uns, independentes outros, mais experientes alguns, muitos jovens com formação universitária outros. Mas uma coisa todos têm em comum: A vontade de fazer uma terra melhor!
Sabemos que a nossa Missão é servir a população do concelho da Moita. Contamos consigo para este grande desígnio.