Exige medidas para o Mercado de Alhos Vedros
Os socialistas exigem intervenção no Mercado Municipal de Alhos Vedros com o objectivo de encontrar respostas que permitam a dinamização e o pleno aproveitamento do equipamento, bem como e elaboração de um plano que permita requalificar e revitalizar uma ampla zona central da vila, que abarque indiscutivelmente a recuperação do Largo do Descarregador, e edifícios envolventes, inclusive o Moinho de Maré.
Prosseguindo os “já conhecidos contactos directos com a população”, sob o lema “Próximo do que é Importante”, os socialistas concelhios visitaram algumas zonas da Vila de Alhos Vedros, nomeadamente as áreas envolventes à Cooperativa e ao Mercado daquela Vila. De resto, no que ao Mercado diz respeito, Vítor Cabral, Vereador do PS em exercício, mostrou-se muito “agastado” com a manutenção da realidade daquele espaço, tendo afirmado que “no Verão de 2004 visitámos o Mercado e passado quase um ano verificamos que não se registou uma única alteração. Continuam a resistir apenas 3 bancas, de pão, peixe e fruta, no que se confirma ser a incompleta indiferença dos responsáveis municipais da CDU pela criação de efectivas condições de trabalho aos vendedores, invertendo o actual deserto de comerciantes numa infra-estrutura que há muito devia estar repensada e alterada. A população de Alhos Vedros merece-o”. E o Vereador prosseguiu: “Apesar de tudo, fruto da nossa nova visita e denúncia das condições deste Mercado, tanto vendedores como a população Alhos Vedrense podem ter a sorte de receber, a reboque, uma diligência dos responsáveis CDU. Se não houver diligência alguma, concerteza hão-de arranjar um cartaz a anunciar um qualquer projecto em curso”.
Por seu lado, Eurídice Pereira, candidata dos Socialistas à C. M. Moita, destacou na visita a Alhos Vedros a necessidade de se apostar na requalificação do terreno baldio existente entre o Bairro das Morçoas e o Jardim de Infância Charlot”, e enfatizou, “defendemos esta medida, que permite simultaneamente melhorar a qualidade de vida dos Alhos Vedrenses e também solucionar um espaço que não pode nem deve, localizado numa zona central da Vila, estar tanto tempo naquela condição, o que aliás só é explicável pela indiferença do poder municipal.”
Em suma, os socialistas exigem intervenção no mercado municipal de Alhos Vedros com o objectivo de encontrar respostas que permitam a dinamização e o pleno aproveitamento do equipamento, bem como e elaboração de um plano que permita requalificar e revitalizar uma ampla zona central da vila, que abarque indiscutivelmente a recuperação do Largo do Descarregador, e edifícios envolventes, inclusive o moinho de Maré, o desassoreamento da caldeira e a recuperação/reconversão do património edificado em estado degradado e de abandono. Neste plano, deve-se ter em conta o Parque das Salinas, que, para além de ter de ser valorizado e de ser objecto de uma manutenção mais cuidada, carece de ser enquadrado neste plano central mais amplo para que possa ter maior uso por parte da população. No fundo, defendem os socialistas, é fundamental que esta ampla centralidade de Alhos Vedros venha a ser um ponto alargado de vivências e não um mero ponto de passagem entre a Moita e Baixa da Banheira.